DIDATA Educacional

> CURSOS & TREINAMENTOS - FUNDADA EM 1976

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home ==> Quem Somos

Quem Somos

E-mail

A História da DIDATA

 1976
No dia 13 de maio, nas dependências do Curso Novo Triunfo, na cidade de Rio-Claro-SP, a DIDATA ministra a sua primeira aula de computação. A parceria DIDATA-NOVO TRIUNFO, assentada em sérios propósitos educacionais, lançava na região, em caráter inédito, o Curso de Programação de Computadores - Linguagem Cobol. A fama desse curso espalhou-se por todas as cidades vizinhas a Rio Claro. No dia 15 de julho nascia a pessoa jurídica com a razão social: DIDATA Personalização do Ensino de Processamento de Dados S/C Ltda. A DIDATA comemora  seu aniversário nesta data..

 1978
Depois de sucessivos cursos ministrados em Rio Claro, a DIDATA finca a sua bandeira na cidade de São Paulo, ocupando metade do 2º andar do número 254 da Rua Domingos de Moraes no Bairro de Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo. O sucesso se repete e a DIDATA passa a ser procurada por alunos de todos os bairros da cidade. A procura do Curso de Programação de Computadores - Linguagem Cobol aumentava a cada dia e, em 1980, problemas de espaço físico obrigam-na a buscar maiores acomodações. Em junho desse mesmo ano, a DIDATA transfere-se para o número 706 da Rua Cubatão no mesmo bairro de Vila Mariana. 

1980
A partir da mudança para a Rua Cubatão, a DIDATA inicia uma nova fase marcada por grandes realizações que iriam culminar na aquisição de sua sede própria no ano de 1987. Nesse período, a DIDATA, efetivamente, especializou-se na Arte de Ensinar Computação. Estimulou talentos; criou oficinas de desenvolvimento de raciocínio algorítmico; aplicou cursos que fluiam no ritmo do aluno; criou estruturas simuladas para desenvolver a visão sistêmica; desenvolveu sistemas de feed-back de aprendizado através de monitorias controladas; e um mundo de outros projetos pedagógicos, todos visando a expansão das potencialidades do aluno e a sua natural e consequente conquista do mercado de trabalho. Vários foram os projetos especiais de ensino elaborados e aplicados pela DIDATA ao longo de todos esses anos: Cursos de Programação para Deficientes Visuais; Cursos de Digitação para Surdos-Mudos; Oficinas de Treinamento Avançado de Programadores, Cursos de Programação modelados segundo as diretrizes da Instrução Personalizada de Shermann & Keller; Oficinas de Treinamento Avançado de Analistas de Sistemas; CPD Escola; etc. A DIDATA usava mainframe, micros D-8000, CP-500 da Prológica e Apple da Apple Corporation. A imensa maioria dos alunos que cursaram a DIDATA nessa época, hoje gerentes de informática, analistas de sistema, donos de empresa, etc. continuam amigos e frequentando a DIDATA até hoje. 

 1989
Mais precisamente no dia 01 de maio, a DIDATA transfere-se para a sua sede própria situada na Rua Capitão Cavalcanti, 39 no Bairro de Vila Mariana, um casarão com área construída de 650 metros quadrados, situado a 20 metros da Estação Vila Mariana do Metrô. De 1989 a 1993 a DIDATA vive a época dos COMPACT TRAINING: uma sistemática de treinamento inédita e exclusiva orientada à plataforma MS-DOS. A DIDATA usava IBM-PC XT e 286 nas aulas práticas. 

1993
Entrando na era Windows, a DIDATA desenvolve um método exclusivo de ensino - o MÉTODO DIDATA DE ENSINO (MDE) - onde o enfoque principal é a didática. O MDE, avaliado como ótimo/excelente por 95% de uma amostra de 800 alunos, é aplicado em todos os cursos que envolvem máquinas. O MDE impõe salas com reduzido número de participantes (máximo 8), 1 aluno por micro, material didático específico e instrutor competente com no mínimo 5 anos de experiência tecno-didática. As aulas, independente do curso, são divididas em teóricas e práticas na razão de 1:1 e ministradas em laborátorios distintos especialmente montados para aplicá-las. A DIDATA abre um verdadeiro leque de cursos para Windows. 

 2003
No ano do seu 27º aniversário abre uma poderosa frente de cursos de ENGENHARIA DE SOFTWARE e GERÊNCIA DE PROJETOS e aumenta a grade de cursos de programação, reaplicando o seu tradicional curso de LINGUAGEM COBOL. 

 2006
A DIDATA atinge o seu 30º aniversário mantendo a LInha de Cursos de TI - Engenharia de Software e Gerência de Projetos,  e recebe um público significativo para o Curso de LINGUAGEM COBOL. Mantém uma grade com mais de 30 cursos.

 2011  
No ano do seu 35º aniversário a DIDATA desenvolve um nova grade de cursos voltada ao segmento de Pesquisa de Mercado. Mantém, ao nível de linguagens de programação os cursos de Lógica, Java e o seu tradicional Cobol. 

2016
No ano do seu 40º aniversário, procurando sempre atuar na formação de base, a DIDATA Educacional oferece, atualmente, cursos de formação de usuários para a linha Office (Microsoft e Livres); cursos direcionados ao público da 3ª idade; cursos de Pesquisa de Mercado, de Editoração Eletrônica, de Web Design, de Gestão de Projetos e Cursos de Programação destinados ao público iniciante, seu grande objetivo educacional. Além dos cursos presenciais atuais, constantemente procurados, a DIDATA inicia para clientes específicos, o atendimento com cursos a distância.


 
Banner
“A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir” (Maria Montessori)