DIDATA Educacional

> CURSOS & TREINAMENTOS - FUNDADA EM 1976

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Cursos e Treinamentos Java e Orientação a Objetos

Java e Orientação a Objetos

Imprimir

Objetivos:
Introduzir os conceitos básicos da linguagem de programação Java e orientação a objetos. Dentre os conceitos básicos, incluem-se operadores, tipos primitivos, casting, estruturas de controle e tratamento de exceções, que é um mecanismo poderoso do Java para trabalhar com códigos que geram situações de erro. Além disso, serão abordados alguns temas relacionados ao cotidiano do programador no desenvolvimento de aplicações, com a utilização de strings e a manipulação e formatação de datas e números. O aluno aprenderá a utilizar o IDE Eclipse, um dos ambientes de desenvolvimento gratuito mais popular e utilizado no mercado para programar sistemas em Java. Ao término do curso, os alunos estarão aptos a entender os conceitos da linguagem Java e aplicá-los no desenvolvimento de pequenos programas de baixa complexidade, bem como permitirá ao aluno prosseguir em estudos aprofundados na plataforma Java.
Carga Horária: 
Curso em Turma - 48 horas / Curso Individual - consulte.
Pré-Requisito
: Lógica de programação.


Conteúdo Programático: 

1. ORIENTAÇÃO A OBJETOS
Classes, Objetos e Métodos
Estrutura dos métodos
Criando métodos
Chamada de métodos
Acesso a métodos
Modificadores de métodos
Membros estáticos
Atributos estáticos
Métodos estáticos
Método main( )
Sobrecarga de métodos
Uso do this
Métodos recursivos
Construtores:
Construtor padrão
Princípios dos construtores
Herança
Polimorfismo
Classes abstratas
Interfaces.

2. INTRODUÇÃO AO JAVA
O que é Java?

Versões do Java (JSE, JEE e JME)
Máquina Virtual (JVM)
Onde utilizar a linguagem de programação Java?
Conceitos de projetos em Java.

3. INSTALAÇÃO E COMPILAÇÃO
Instalando o Java

Instalação do JDK em ambiente Windows e do Eclipse
Compilando e executando um programa.

4. ORGANIZAÇÃO DO CÓDIGO JAVA
Separação em pacotes e uso do import

Visibilidade package e protected
Regras de nomenclatura
Estruturas
Comentários.

5. PROGRAMAÇÃO JAVA: CONCEITOS INICIAIS (PRINCÍPIOS DA LINGUAGEM)
Declaração de variáveis

Escopo de variáveis
Operadores de atribuição, aritméticos, aritméticos de atribuição reduzida, incrementais e decrementais, relacionais, lógicos bit a bit, and, or, xor, not, ternário
Precedência de operadores
Tipos primitivos
Tipos de dados
Strings, Datas e Números
String Builder
Controle de Fluxo:
Comandos de decisão: if / else; switch / case
Comandos de laços de repetição: while; do / while; for; break; continue.

6. TRATAMENTO DE EXCEÇÕES
Checked e unchecked exceptions

Lançando, traçando e transformando exceções
Controlando erros
Exceções de Runtime
Checked Exceptions
Throwable - Conceito e utilização.

7. ESTRUTURAS DE DADOS VETORES
Pacote java.io

java.lang.String - Conceito e utilização
java.lang.Math - Conceito e utilização
InputStream - Lendo bytes
InputStreamReader - Lendo chars
BuffererReader - Lendo strings
Collections Framework - Conceito e utilização
Listas - java.util.List - Utilização
Generics
Ordenação - Collections.sort
Conjunto - java.util.Set.

8. THREADS
O que são threads, como criá-las e executá-las

Programação Multithread e Sincronismo
Ciclo de vida
Prioridade e a atuação do escalonador
Vector e Hashtable.

9. AUMENTANDO A PRODUTIVIDADE COM O ECLIPSE
Dicas práticas para desenvolver com o Eclipse.

 
Banner
“A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir” (Maria Montessori)